A ARTE DE EDUCAR - UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
A escola é uma instituição responsável pela construção e divulgação do conhecimento, promovendo o processo de ensino/aprendizagem. Para Libâneo (1994), a escola é a forma predominante de ensinar e aprender. É nesse espaço que o sujeito deve ser estimulado a construir conhecimento, levantar hipóteses, contestar proposições, modificar a realidade.
Durante as aulas, o professor deve criar oportunidades para que o aluno assimile o conhecimento, de forma prazerosa, desenvolvendo habilidades e atitudes que estimulem a criticidade e suas capacidades cognoscitivas. Portanto, a educação é um processo que busca facilitar o aprendizado ou a aquisição de conhecimento, habilidades, valores, crenças e hábitos. A educação é o registro do conhecimento através das eras, seja, através da escrita ou outro meio que possibilite o não esquecimento do saber para que não se percam no tempo.
Não somente isto, explora também a inclusão das diferenças entre as diversas culturas regionais, sociais, religiosas e econômicas, buscando desta forma sua integração aos valores do educando.
A educação deve buscar a formação de um cidadão onisciente e onipresente de seus direitos e deveres na sociedade em que vive, mas não somente isto, mas que se paute pela ética e bons costumes da sociedade, pois o ensino da ética no currículo escolar é de suma importância para que os educandos estejam cientes de que há direitos, mas também deveres na sociedade e que não devemos utilizar a lei de Gerson do jeitinho brasileiro, pois como dizia Auriou: "Non omne quod licet honestum est" - Nem tudo que é lícito é honesto.
Assim, segundo Piaget, Educar é "provocar a atividade" - isto é, estimular a
procura do conhecimento. E segundo Lino de Macedo: "O professor não deve pensar no que a criança
é, mas no que ela pode se tornar".
Mas sempre fica a questão, como podemos estimular o conhecimento?
Hoje em dia os educandos têm enorme acesso à informação, assim, se não houver um processo que os encante, perderão a motivação rapidamente, por isto, devemos buscar estímulos que provoquem esta atividade, o despertar do interesse de aprender, pois sem entusiasmo, dificilmente as crianças motivam-se hoje em dia, assim muitas vezes caem em distração por quaisquer motivos, inclusive o smartphone que é uma constante nas escolas. Se não procurarmos integrar a tecnologia para o desenvolvimento educacional do aluno, dificilmente teremos grandes resultados, pois eles tendem a buscar distrações mais prazerosas.
Hoje no Brasil, as escolas e nem os professores não estão preparados para incluir o uso de tecnologias em sala de aula, mal utilizam a sala de informática, muitas vezes, esta sala serve de depósito de materiais diversos e não servem ao propósito a que destinam. Comparado à escolas de outros países, nossas escolas pouco mudaram e tão pouco a forma de ensinar, somente foi inclusa mais tecnologias, muitas vezes mal utilizadas. Mas isto, não é culpa do profissional de educação, mas das faculdades que não preparam um currículo que prepare o professor para assumir este papel diante de uma sociedade cada vez mais tecnológica, claro, os entes federativos também tem uma certa fatia de culpa, visto que eles detêm a maior parte de estudantes no país, mas não entregam a proficiência necessária para que estes alunos alcancem um futuro melhor.
De acordo com Piaget, não devemos pensar que as crianças têm o mesmo padrão de raciocínio de um adulto, pois estes não têm todas as regras, valores e símbolos de maturidade formados, mas estão em processo de contínua assimilação e acomodação destes valores, assim necessitam de orientação apropriada para alcançarem objetivos que façam desta sociedade um ambiente melhor para se viver, pois é através da educação de qualidade que será alcançado este objetivo.
Nem tão pouco devemos julgar que todos têm o mesmo grau de aprendizado, pois foram frutos de diferentes culturas, padrões sociais, econômicos e oportunidades diversas, pois alguns destes alunos vêm de lares desfeitos, com pais que não tiveram a devida oportunidade de educação e alguns destes vêm os menores como fonte de renda da família. Assim devemos buscar formas de ajudar àqueles que não tiveram a devida oportunidade, pois a depender da sociedade, torna-se muito difícil mudar a mentalidade da família, pois não adianta política de melhorias nas comunidades pelas autoridades competentes, se não houver uma política de inclusão da população em idade escolar juntos as famílias, garantindo assim a ida destes menores à escola.
O que mais vemos nas escolas são alunos perdidos, sem senso de futuro ou mesmo ambição, pois a escola não proporciona isto a eles, assim quando terminam o ensino médio muitos se perdem e não continuam seus estudos.
Segundo Immanuel Kant, filósofo fundador
da crítica, “todo o nosso conhecimento nasce dos sentidos, depois vai
para o intelecto, terminando na razão”.
Assim, o pensamento crítico serve para desenvolver a capacidade de interpretar fatos e compreender as informações, a capacidade de analisar um contexto e reconhecer as intenções, a capacidade de raciocínio lógico-crítico, promover a capacidade de explicar e raciocinar de forma clara, promover a capacidade de aumentar a cognição.
Mas infelizmente há profissionais que levam seu posicionamento ideológico, seja religioso, político, filosófico ou econômico para dentro de sala de aula, influindo assim na formação do pensamento crítico do educando, pois este ideário deve ser conseguido através do conhecimento adquirido, das ideias discutidas, da meritocracia, da formação da ética, de uma educação laica, pois o estado não deve influir na religiosidade do indivíduo, mas respeitar suas aspirações e decisões religiosas, desde que não inflijam o direito alheio.
A melhor forma de termos profissionais capacitados à esta sociedade tecnológica é termos faculdades que preparem os docentes para enfrentar os novos desafios da tecnologia que já existe e se preparar para as que ainda estão para surgir através do continuo aperfeiçoamento profissional, não se contentando com apenas a formação acadêmica básica, mas indo além, especializando em cursos voltados à educação e suas tecnologias. A transformação do mundo levará o ser humano a um futuro em que a tecnologia será o cerne do ensino, principalmente com a evolução das tecnologias de inteligência artificial e se o profissional do ensino não procurar aperfeiçoar-se, as máquinas tomarão o seu lugar e a vida continua, pois o mundo não para, evolui.
Johnny Walker
"The brave heart of a knight at night under the moonlight."
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